Boa noite caros leitores do H2ORAS.

Nos ultimos dias tenho me dedicado muito a uma das minhas tarefas favoritas: Explorar novos sistemas operacionais (para quem já me conhece, sabe que sou um fanático por S.Os, principalmente pelos derivados do Linux, mas respeito a supremacia Microsoft, uma vez que sou um Gamer complusivo e não me aconstumo com a idéia de ter que criar uma máquina virtual a fim de instalar um outro sistema para poder jogar minhas tranqueiras, ou usar emuladores que não adimitem o ser (A.K.A Wine)). Aabaixo preparei um verdadeiro guia de iniciação ao MAIS NOVO SISTEMA DA MICROSOFT: O Windows 7: VIENNA.

FORMATAÇÃO:

Como era de se esperar, esse sistema trás quase a mesma facilidade e velocidade para formatar que o seu antecessor, o Windows Vista (na qual eu caridosamente apelidei de windows VIRUSTA), inclusive em certos momentos eu me perguntei se eu não havia confundido e colocado o DVD do Vista na leitora. Após algumas telas quase automáticas, temos a opção de ajustar hora, data, etc. Exatamente como no Vista, mas depois disso entra algo realmente novo: Nas conigurações de rede lhe é fornecida uma SENHA DE REDE (muita atenção aqui: ANOTE ESTA SENHA MUITO BEM ANOTADA E NÃO A PERCA SOB NENHUMA RAZÃO, do contrário você terá uma séria dor de cabeça para poder administrar seu “workgroup”. Não muitas novidades se fazem presentes daqui por diante e, assim como no vista, não se espante se seu computador reiniciar algumas vezes. É absolutamente normal.

PRIMEIRO BOOT:

Sabe no Windows vista quando você ligava o computador pela primeira vez e ele ficava fazendo as configurações por muitos e muitos minutos, enquanto você ficava lá, com cara de bocó esperando ardentemente para que o seu computador iniciasse e assim você tivesse logo de uma vez a pior decepção da sua vida por ter abandonado o XP? Então, o primeiro boot também é seguido por configurações aqui no 7, mas não se preocupe pois elas são realmente rápidas se compararmos com o vista.

INICIANDO O SISTEMA:

Agora vem a parte boa da história: a telinha lhe dando as boas vindas ao fantástico mundo do Windows Vienna!

A primeira impressão que ele causa é realmente expantosa: “poxa vida, olha só! Mais uma versão do vista…Essa Microsoft não aprende mesmo…”, mas calma, muita calma, é só impressão. Alguns poucos cliques depois e você percebe que está em um sistema completamente NOVO e MAIS RÁPIDO que o vista (eu diria mais rapido até que o XP) e as mudanças não são só na velocidade e estabilidade não! Lembra daquela tediosa barrinha lateral do Vista? Sim, aquela mesmo que demorava um bucadinho para carregar caso você tivesse meros 1 giga de ram. Então, ela não mais habita esse mundo, porém, os gadgets continuaram ao nosso lado, só que com a opção de ficarem onde o usuário bem entender. Você pode colocar eles em qualquer canto da tela ou espalhados, como preferir. Eis uma foto para ilustrar esse heróico fato:

MENU INICIAR:

Se você é daquele tipo que odeia o Iniciar clássico do XP (aquele que os documentos, computador, musicas, etc ficam ao lado direito do menu) e prefere o modelo mais antigo (derivado do menu iniciar de apenas uma coluna, assim como no windows 98 conforme as figuras a baixo ilustram:)

Então eu tenho uma péssima notícia para você: A opção de escolher o tipo do menu não mais se faz presente neste sistema, não que eu ache que isso atrapalha, mas tem sempre aqueles usuários que gostam de ver os “meus documentos” na área de trabalho né! De resto continua tudo como o Vista, só que com mais opções: Você pode adicionar facilmente mais comandos e funções ao menu, como por exemplo o comando “executar”.

PERSONALISANDO O SEVEN:

Bem facil. Como nas outras versões, você clica com o botão direito do mouse em sua área de trabalho e seleciona proprie….Pera lá! Cade as propriedades?? Exatamente, não tem “propriedades” aqui, mas ao inves disso temos algo BEM MELHOR: Três opções separadas logo que se clica com o botão direito (vide foto abaixo):

 

Screen Resolution: É aqui que, como o nome mesmo nos fala, você escolhe o seu monitor, opções relacionadas a ele e também a resolução da tela:

Gadgets: Aqui você pode adicionar Gadgets para seu desktop a fim de torna-lo mais útil e agradável. Os gadgets são os mesmos do Vista, com poucas mudanças em suas configurações.

Personalize: Essa é minha favorita! A personalização da interfaco do sistema se encontra nesse menú. Como podem ver, temos vários temas para escolher e uma opção para baixar mais temas via internet, além, é claro, de podermos, independentemente, mudar as cores dos menus e escolher outros papéis de parede. Assim como no VISTA temos a opção de colocar ou retirar a transparência nas janelas e barras que seguem o sistema.

A minha primeira impressão foi a de estar em um sistema que, embora parecido estéticamente com o VISTA, é muito superior a qualquer outro que a Microsoft pôs no mundo…Show de bola mesmo. Bem bonito, organizado e mais seguro que suas versões antecessoras.

No próximo POST, falarei um pouco mais sobre as opções e configurações do VIENNA, mas procurarei focar mais em suas configurações de REDE, pois é aqui que o bicho pega e é pelas redes que as empresas se conectam!

até o próximo post pessoal.

Abraços do Tio Sani!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s