Toda a verdade sobre os Modens USB ONDA e como INSTALAR NO UBUNTU!!!

TUTORIAL VALIDO PARA CLARO E TIM:

Pois é, caros leitores, outro dia me deparei com uma incrível experiência: Instalar o meu serviço TIM WEB (modem ONDA MSA 501 HS) em meu Ubuntu 8.04…
O.K, mãos na massa! vamos caçar alguns tutoriais na internet e……………SURPRESA: NENHUM DELES FUNCIONOU!!!! Impressionante, eu fazia tudo certinho e na hora de conectar aparecia um erro bisarro (algo com BAD alguma coisa que eu num lembro hsuahusaha), então perguntei para um amigo meu que possuia o mesmo modem e já havia instalado como ele havia conseguido fazer esse milagre…Eis a resposta: Os “famosos” modens ONDA são, na verdade, modens ZTE MF622!!!!!!
Bom, confesso que duvidei da palavra de meu amigo (e por falar nisso, deixo aqui um forte abraço e ininterrúptos agradecimentos ao caro LEANDRO MANTOVANI, valew meu brother 😉 ), mas ao decorrer da excelente aula que ele me deu, fui vendo que ele não estava louco! No final TUDO ESTAVA MUITO BEM E FUNCIONANDO (apesar da TIM ser expressamente um LIXO ATÔMICO e a CLARO não funcionar bem também…).

Bom, conversas deixadas de lado, vamos ao que realmente importa, COMO INSTALAR O MODEM ONDA MSA 501HS — ZTE MF622) no LINUX UBUNTU 8.04:

Primeira coisa a se fazer é instalar a libusb-dev em seu sistema através do terminal com o comando aptitude install libusb-dev ;

Em seguida devemos baixar a ultima versão do USB_MODSWITCH e instala-lo ANTES DE PLUGAR O MODEM NA USB!!!

O.K tio Sani, mas para que diabos serve esse usb_modswitch ???
-Simples; Se plugarmos nosso modem no pc ele vai ser reconhecido como sendo um PENDRIVE, agora, se instalar-mos o pacote ele deixará de ser reconhecido como tal para ser reconhecido como modem (mas NÃO PLUGUE ELE AINDA)

  • Próximo passo: Descompacte o pacote e compile seu conteúdo (execute o comando ./compile.sh no terminal);

Depois Copie o binário (para aqueles que vieram do windows, o arquivo binário seria um tipo de executável) usb_modeswitch para /usr/local/sbin;

Logo depois Copie o usb_modeswitch.conf para /etc;

  • Segundo passo: Edite o /etc/modeswitch.conf (sudo gedit /etc/modeswitch.conf ) e procure pelo bloco do MFS622, descomente todo seu conteúdo (remova o “;” que aparece no início de cada linha). Comente ou apague todo o restante do arquivo, deixando apenas esse bloco.
  • Terceiro passo: Baixe esse arquivo e grave como /etc/udev/rules.d/15-zte-mf622.rules (esse arquivo é bastante útil, pois quando você espetar o modem na entrada USB, ele vai automaticamente desmontar o volume de disco e fazer o seu sistema reconhecer como um modem USB. É recomendado rebootar a máquina para continuar porque todo o udev é lido durante o boot da máquina).
  • Quarto passo: Configure e crie uma conta com a ferramenta pppconfig conforme a tela abaixo. quem quiser pode testar com seu discador de preferência (gnome-ppp ou outro de sua preferência).

PPPOE

Peralá, tio Marcus, aqui estão os dados da CLARO!!! e os da TIM??

-calma, pessoas de fé, “relaxem e gozem” (ae tia Martha Sucurí, essa foi em sua homenagem hsuahushuahsuha), o que muda de uma config para outra é pouca coisa:

Nome de usuário: claro para conexões claro OU tim para conexões tim

senha: claro para conexões claro ou tim para conexões tim…

o numero de telefone é EXATAMENTE O MESMO, logo, não deveremos mexer nessa parte.

Nomeie a sua conexão para Claro caso você use o serviço dela ou para Tim se você tiver a infelicidade de ter adquirido o serviço dessa MERDA de operadora.

O.K, depois de configurar exatamente como está na figura ali em cima, clique em FINISHED e maravilha…tudo vai estar QUASE normal, agora ensinarei a vcs como fazer para discar e se “deliciar” com esses serviços fuleiros oferecidos por essas “grandes e responsáveis” operadoras:

plugue o modem em seu pc e espere uns 30 ~ 40 segundos, feito isso vá ao terminal e digite pon tim (para quem nomeou a conexão como tim) ou pon claro (para quem usa claro), logo após isso, abra o firefox e DESMARQUE A OPÇÃO TRABALHAR OFFLINE, pois a mesma estará SEMPRE MARCADA e não há como consertar esse bug (pelo menos eu não tenho conhecimento para tanto),pronto, vc estará navegando “normalmente” na net 😉

Para desconectar é simples: poff claro ou poff tim.

Uma dica: se por acaso não conseguir conexão, volte no pppconfig, edite a conexão claro ou tim, vá até o menu de opções avançadas e mude a string de inicialização de ATZ para apenas AT.

IMPORTANTÍSSIMO: DESPLUGUE O MODEM DA USB APENAS QUANDO TIVER DESCONECTADO E DESLIGADO O PC, se vc desconectar o modem sem ter desligado o pc, nunca mais o modem funcionará na placa usb em que estava plugado, cuidado!!

[Página principal]

2 comentários em “Toda a verdade sobre os Modens USB ONDA e como INSTALAR NO UBUNTU!!!

  1. Pingback: Os números de 2010 >> Obrigado a todos os meus leitores! « H2Oras

  2. Pingback: H2Oras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s