Windows x Linux: qual o melhor?

Boa noite caros leitores, ultimamente ando escutando muito essa pergunta, e confesso que me deixa deveras angustiado, pois, em minha humilde concepção, não existe “melhor ou pior”, tudo depende de como ou porque você usa determinado sistema operacional…bom, vejamos isso mais detalhadamente:

  • Boot:

Bom galera, nessa parte, dependendo muito da máquina ambos empatam, pois, embora o linux demore mais para entrar no sistema propriamente dito, o windows demora o dobro para carregar todos os seus processos. (eu, particularmente prefiro o Linux Ubuntu, versão esta, que usarei como comparativo).

  • Desempenho:

É…Nessa parte o bicho pega mesmo! Vamos lá, vou tentar explicar…o Windows tem a péssima mania de ter uma só biblioteca de arquivos para todos os programas, tanto que vem com ele, quanto os que serão instalados posteriormente, trocando em miúdos, isso significa que quanto mais programas você instalar, mais lento o seu sistema ficará, já no ubuntu (assim como no MAC) cada programa conta com sua própria biblioteca de arquivos fundamentais, ou seja, uma vez que vocÊ remover ou adicionar um aplicativo, o seu sistema não terá o desempenho afetado, magnífico isso!

  • Vírus:

Existem milhões de vírus para o nosso amigo Windows, e eles fazem de tudo: roubam sua senha, lenteiam o sistema, deletam arquivos importantes, etc, etc. Fora que são extremamente fáceis de se “apanhar” na internet! Um singelo e-mail pode lhe trazer muitas dores de cabeça, ou o seu irmão caçula com aquela incontrolável explosão hormonal também pode ser o inicio do final!.
Mas, não se deixe enganar, também existem vírus no Línux, mas são tão poucos e tão insignificantes que anti-virus instalado em linux é muito pouco comum!! Isso mesmo, não é papo furado!.
Mas Tio Sani, como assim?
É pessoas, a coisa funciona assim: No windows você tem um usuário chamado de “ADMINISTADOR DO SISTEMA” e é com ele que costumamos nos logar automaticamente. Pois bem, aproveitando-se disso, o vírus tem livre acesso para fazer o que bem entender, uma vez que o sistema (se não estiver munido com uma certa proteção) não consegue diferenciar uma atitude sua, ou uma atitude de alguém que se passa por você (no caso, o vírus). Já nos referindo ao Linux, o que ocorre é o seguinte: você tem seu usuário, mas ele NÃO É O ADMINISTRADOR E NÃO SERÁ NEM COM MACUMBA!! Dessa forma, se algum virus entrar em sua maquina (duvido), o sistema pedirá autorização para que o coisa ruim entre, pedirá novamente para que ele se aloje, novamente par a que ele acesse o arquivo, e, por fim (ufa), para que ele possa salvar o arquivo modificado, ou deletar o mesmo.

  • E isso é bom mesmo?

Sim e não, caros pupilos…Veja bem, nem você mesmo têm permissão para deletar, modificar ou renomear certos tipos de arquivos, a não ser que você entre pelo terminal e digite alguns comandos, aí sim tudo fica bom! (aliás, grande desvantagem do linux para leigos: quase tudo a base de comandos).

  • Aplicativos:

Mais uma vez, aqui está uma “faca de dois legumes” hehe…bem, o Windows vêm muito cru, contando apenas com o sistema e poucos aplicativos (quase inúteis), e a maioria de seus aplicativos são bem pesadinhos (vide windows live messenger..), já o Linux vem com uma verdadeira série de aplicativos que incluem diversas categorias: design, web, office (sim, ele vem com um office gratuito, ao contrário do windows, que vc tem que comprar um ou usar open-source) e muitos outros…Mas, aí vem a desvantagem do linux…muitos aplicativos e jogos que estamos acostumados não tem uma versão decente para essa plataforma (tudo bem que você pode EMULAR um WINDOWS dentro do próprio linux com perfeição, mas estamos falando de recursos nativos do sistema, não é mesmo? 😉 ).

ESTUDO DE CASOS:

  • Tio Sani, eu sou gamer, o que recomenda?

Windows, sem nem discutir! Esqueça tudo o que leu alí em cima e fique com o seu windows! Pois, como eu disse anteriormente, cada necessidade exige um sistema, e nós da comunidade gamer não temos muito espaço no linux (ainda hehe)!

  • Tio Sani, eu só navego na net, o que recomenda?

Linux com toda a certeza, pois a internet apresenta muitos perigos e como descrito anteriormente o Linux é incontavelmente mais seguro!

  • Tio Sani, navego na net, jogo games recentes e faço tabalhos escolares, mas meu pai usa net-banking….o que devo fazer??

Tenha duas partições: uma com Linux e outra com Windows…o primeiro para net-banking e emails, pois assim correrá menos riscos de ter sua conta roubada e o segundo para games e programas “microsoft style”!

É isso por hoje pessoal, qualquer dúvida, fiquem a vontade para posta, abraços!!

Um comentário em “Windows x Linux: qual o melhor?

  1. 😉 na verdade, não encontrei muita opção a não ser o meu “sonho de consumo” Mac, que por sinal, é excelente (PARA TRABALHOS) afinal, web master, utiliza muito mac, e desenvolvedores de vídeos, e etc (caso felipe neto.) Mais eu gosto do compiz (linux), então penso assim, efeitos visuais é o q não falta no mac, mais no linux, é infinito o numero de efeitos que existe nele =P, então, se eu comprar um mac, eu posso ter, um pc com linux (Sem Windows, quero me livrar dele.) um mac de mesa, e um… mais nada. O mac ta só na cabeça ainda, pois custa quase 9 mil reais (fato de que a apple não tem fabricas aqui no brasil). É isso amigo, se entendeu meu caso (acho que não pois não sou bons em comentários kkkkkkkkkkk) mais então amigo é isso ai vlw pelo tutorial. ; ) Detalhe sou fã da apple e do linux 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s